Quarta , 20 de Setembro de 2017
 
Espaço Político
Publicada em 20 de Janeiro de 2017 ás 09:31:11

Suíca critica falta de investimentos para o Femadum: “Sentimento é de frustração”

Foto: Divulgação

O cancelamento do Festival de Música e Artes do Olodum (Femadum), que aconteceria neste final de semana, deixou o vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), frustrado. Considerado um dos eventos de maior relevância para o movimento negro e um espaço gratuito para a população soteropolitana e visitantes que vêm à capital da Bahia para curtir as prévias de carnaval, o festival do Olodum é um dos instrumentos que reverbera a cultura Afro do estado.

“Me sinto frustrado porque é um evento criado na década de 80, que precisa de investimentos para acontecer todo ano. Não adianta os governos apoiarem eventos pagos e deixarem os gratuitos sem atenção, embora eu acredite que essas entidades já deviam ter um meio de se autossustentar. Mas precisamos analisar que a cultura afro-brasileira já não tem esse apoio todo da sociedade e dos empresários, então restam os governos darem esse auxílio”, frisa Suíca.

De acordo com o vereador petista, é preciso avaliar o que de fato aconteceu para que os governos patrocinassem o Festival de Verão e outras festas pagas, como o PercPan, e não dialogassem com o Olodum para auxiliar e manter esse evento da comunidade negra de Salvador.

“Não tem porque não apoiar um bloco que foi um instrumento importante de crescimento contra o racismo e a desigualdade racial. Dois dias de evento do Femadum custam R$ 150 mil, sendo uma festa totalmente gratuita, aberta ao público. O governo da Bahia até se antecipou e disse que ia ajudar no carnaval, porque não ajudou financeiramente eventos anteriores. Não acredito que seja crise que impeça o apoio de outra maneira, é que não existe a valorização do que é popular”, pontua.

 

 

Mais Notícias
Empresa de Editoração de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Passé, nº 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com