Domingo , 28 de Maio de 2017
 
Candeias
Publicada em 26 de Maio de 2017 ás 14:46:14

REUNIÃO COM A SEPROMI – SECRETARIA ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

Ascom

 A Prefeitura Municipal de Candeias, por intermédio das Secretarias de Cultura e Turismo e de Juventude, se reuniu, no último dia 24 de Maio de 2017, com a Secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fábia Reis, no intuito de discutir políticas públicas destinadas à cultura afrobrasileira e diferentes grupos étnico raciais.

Tendo em vista a responsabilidade das Secretarias de Cultura e Turismo e de Juventude no tocante a essas questões, e o reconhecimento do Prefeito Dr. Pitagoras da urgência e necessidade de desenvolver políticas e ações que fortaleçam a igualdade racial, assegurem a proteção dos direitos de indivíduos, Povos e Comunidades Tradicionais e grupos étnicos atingidos pela discriminação racial e intolerância, o Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, Cássio Vinícius, elaborou, em conjunto com sua equipe, uma pauta de reunião, com os principais elementos que precisam ser abordados e trabalhos no Município de Candeias, e foi acompanhado para a reunião do servidor da Secretaria Municipal de Juventude, Fábio Barata, Grafitteiro do Município de Candeias, que está desenvolvendo um projeto de Grafitti, voltado principalmente para a juventude negra e jovens que vivem em regiões de grande vulnerabilidade social no Município.

Assim sendo, os envolvidos no processo focaram nos seguintes itens: Auxílio e orientações para georreferenciamento de terreiros; Envio de materiais e documentos informativos para distribuir com o público-alvo; Estatuto Estadual da Igualdade Racial: qual o seu impacto a nível local? O município precisa elaborar seu próprio estatuto? Curso de capacitação sobre promoção e igualdade racial para povos de terreiros, baianas de acarajé e grupos de capoeira; O plano de juventude viva destinado a jovens negros da capoeira, terreiros e baianas; Palestra sobre diretrizes para a promoção da igualdade e da proteção dos direitos de indivíduos e grupos raciais e étnicos; Formação que abarquem diferentes temáticas voltadas para esse público-alvo; Execução de planos e projetos que contemplem a cidade de Candeias; Conferência municipal de promoção da igualdade racial: como funciona? Qual o período para realização? Que metodologia seguir? Novembro Negro, dentre outras temáticas de igual relevância.

A equipe da Sepromi contribuiu significativamente, sanando as principais dúvidas e orientando o gestor, Cássio Vinícius, com relação aos elementos primordiais que devem ser trabalhados e adotados pelo Município de Candeias, a exemplo da Adesão ao Fórum de Gestores; O conhecimento e compreensão do Observatório Racial, para tratar de assuntos relacionados a vítimas de racismo; Programas de Formação; Conhecimento do Conselho da Comunidade Negra; Participação em Editais específicos; e Realização da Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Vale salientar, que a Gestão Pública Municipal de Candeias já vem atuando nesse sentido, promovendo bate papo com grupos étnico raciais, como capoeira, povos de tereiros e baianas de acarajé, bem como investindo no diálogo com outras Secretarias Estaduais de Governo, como é o caso da SJDHDS - Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, de modo a firmar parcerias que visem desenvolver políticas voltadas para a juventude negra, mulheres negras, quilombolas, e os demais grupos sociais, vítimas das desigualdades econômica, social e cultural, da intolerância, do machismo e do racismo.

 

Folha do Reconcavo

Mais Notícias
Empresa de Editoração de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Passé, nº 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com