Terça , 20 de Fevereiro de 2018
 
Coluna de Jorge Portugal
 

Valeu a espera!

Valeu a espera!

Mal começo a escrever e me vem o filme inteiro à mente:1989, Farol da Barra tomado por uma multidão,Titãs e Olodum entregues aos deuses do improviso e do som, eu empunhando o microfone de apresentador-militante, palavras de ordem e de esperança” Lula-lá/Valeu a espera!”

Não ganhamos em 89 e ainda perdemos 94 e 98.Naquele tempo, não se falava em perder.Dizia-se “ acumulamos forças”.Foram três tentativas acumuladas e doze anos de espera.Em 2002, vencemos.No dia seguinte à vitória, entrei na sala do cursinho em que ensinava e escrevi no quadro em letras garrafais: Valeu a espera!

Hoje, oito anos após 2002, continuo escrevendo a mesma frase no quadro-negro da memória:Valeu a espera!

Valeu a espera pelos famintos absolutos que passaram a fazer três refeições por dia;valeu a espera pelos trinta milhões que pularam para um novo patamar de dignidade;valeu a espera pela dívida externa paga, chaga que nos envergonhava e consumia;valeu a espera pela política externa independente, que nos faz olhar os parceiros mundiais de “ nação para nação” e não de colônia submissa para metrópole superiora;valeu a espera pelas tantas novas universidades, escolas técnicas,políticas de ações afirmativas,Prouni, pelos 400.000 afro-descendentes,índios e nordestinos que puderam ingressar em institutos de ensino superior.A maioria, os primeiros, quatrocentos anos depois na história de suas famílias.Valeu a espera pelo salário mínimo fortalecido, pelo microcrédito, pela agricultura familiar, pelo direito ao sonho e ao consumo de milhões de brasileiros que foram marcados para perder, estorvos que eram na concepção dos que mandaram antes neste país.

Valeu a espera por você, presidente-operário, representação magna de sua gente, sábio sem diploma universitário, poliglota em todas as línguas do povo,gramático da cidadania.

Valeu a espera e valeria esperar mais ainda para vermos esse sonho real. Fizemos tudo? Claro que não.Ainda temos as desafiadoras equações da educação, da saúde, da segurança que são obras contadas em gerações.Mas você já é o herói desse primeiro tempo.

Por você, companheiro Lula, valeu (e valerá sempre) a espera.

Jorge Portugal
Educador e Compositor.E-mail> secretaria@jorgeportugal.com.br

Publicado em 12/01/2011 ás 16:31

Leia Também
 

 
 
 
Empresa de Editorao de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Pass, n 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com