Terça , 20 de Fevereiro de 2018
 
Coluna de Claudomiro Bispo
 

Claudomiro comenta pitaco do pio de trecho

A fala de Maria Maia em uma entrevista na Baiana FM, que em Candeias só existem dois grupos políticos começou a repercutir entre o eleitorado “pião de trecho” que sempre deu “pitada” nas eleições e colheu frutos positivos. Já começa a fazer voz corrente para as eleições de 2012, riscando da vida política alguns pretendentes interessados na cadeira de prefeito do Paço Municipal Conselheiro Luiz Viana Filho, excluindo, taxativamente, os dois grupos políticos como disse a prefeita Maria Maia.

Diz o ditado “que a voz do povo é a voz de Deus”. Dados oficiais classificam que cerca de 70% do eleitorado de Candeias, é determinado pela classe trabalhadora, já que, o município é entrelaçado de indústrias e a predominância desses eleitores  faz jus a esses dados. Nos bares, barbearias e similares da cidade, o “pião de trecho” profetiza: o grupo dos Magalhães que a mídia local diz ter votos consolidados foi por “beleleu”. A ex-prefeita Amiga Ju foi cassada e está fora do jogo política oficial, Tonha e Júnior perderam as eleições e por tabela, perderam também o instrumento de administrarem esses supostos votos consolidados.

Maria Maia, apesar de ter a máquina pública a seu favor e faltar ainda dois anos de administração em condições de virar o jogo, proibiu seu secretariado fazer política antes do carnaval de 2012. No entender do pião, a máquina pode enferrujar e repetir o fracasso das últimas eleições.

O PT de Candeias tem três pretendentes: Loteba, Robson e a vereadora Marivalda, que até o momento, não definiu quem será o candidato e se não renovar o jeito de fazer política, sem buscar novos parceiros, pode ver a banda passar e não aproveitar o bom momento em termos de obras do governo federal e estadual destinadas para Candeias.

Os demais prefeituráveis que pregam uma terceira via, quer dizer a terceira força eleitoral ainda não abdicou do desejo pessoal, que pelo visto, vão seguir carreira solo. Alguns desses pretendentes se destacam no cenário atual: Jair Cardoso, vereador Bobó, Carlos Alberto e o contabilista Georgem. Jair precisa urgentemente, formar um grupo de pessoas, pelo menos, como conselheiros. O vereador Bobó que apesar de mostrar que não é peixe pequeno, mas ainda não mostrou com quem andará em matéria de estrutura partidária e política. Carlos Alberto quer voltar ao Paço Municipal como prefeito, já esteve por lá como secretário, conhece muito bem os problemas da cidade, tem uma ferramenta de força a seu favor, porém, ainda não sabe como utilizar eleitoralmente,e, O novato em política Georgem Luiz, que já deu um paço à frente filiando-se ao PTdoB, apesar desta agremiação ser  taxada de partido de negócios, o pré-candidato, pelo menos, buscou uma estrutura partidária e política recheada de bons de votos.

Outros pretendentes que ainda não se manifestaram, correm por fora a exemplo do vereador Sargento Francisco do PMDB, que agora como presidente da Câmara, renovou o sentimento da militância partidária e se souber arregimentar força do PMDB em Candeias, pode se dá bem.

Em outras ocasiões o “pitaco” do povão bateu certo: com Eliodoro de Jesus,  David Caldeira, Maria Maia e Tonha Magalhães. Hoje, se não aparecer de última hora um fenômeno capaz de sensibilizar o eleitorado, todos estão eleitoralmente, do mesmo tamanho

Publicado em 15/01/2011 ás 20:25

Leia Também
 

 
 
 
Empresa de Editorao de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Pass, n 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com