Quarta , 21 de Fevereiro de 2018
 
Coluna de Átila Santana
 

Afinal, quem é Messias?

Afinal, quem é Messias?

 

Messias Antônio Santos da Silva nasceu em São Francisco do Conde. É devoto de Nossa Senhora. “Herdei essa devoção de minha mãe”, comentou. Tudo o que Messias faz pede a intercessão de Nossa Senhora. Criou o bordão “Vai Dar Tudo Certo!”, e com ele se elegeu vereador.

Entenda o caso - Messias é um vereador de primeiro mandato em São Francisco do Conde. Iniciou sua militância política no Partido Democrático Trabalhista (PDT). Durante àquele tempo Messias se ateve apenas à pavimentação do seu caminho às eleições de 2004. Porém, neste mesmo ano, “tomaram” o partido do seu domínio, o que inviabilizou a sua candidatura naquele ano. Messias não concorreu, mas continuou na militância.

Messias foi um dos fundadores do Sindicato dos Servidores Públicos de São Francisco do Conde e lutou como pôde pela revitalização da Filarmônica Lira 30 de Março.

Em setembro de 2007 se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT), e em 2008 conseguiu se eleger vereador com 833 votos. No ano de 2010, Messias apoiou Luisa Maia (PT) para deputada estadual. Luisa é vereadora, presidente da Câmara de Camaçarí e mulher do prefeito Luis Caetano, homem forte do PT e muito ligado ao governador Jacques Wagner. Luisa obteve no município 858 votos, o que deixou Messias fortalecido.

Messias tentou se candidatar a presidente da Câmara de São Francisco do Conde, mas abriu mão e apoiou o colega Nem do Caípe (DEM). Porém no dia da eleição uma confusão foi formada, mas Nem se elegeu presidente. Duas semanas depois outra eleição foi feita e Róbson Portugal (PDT) também foi eleito presidente. Com dois presidentes, o juiz substituto da comarca de São Francisco do Conde, Hilton de Miranda Gonçalves, expediu uma liminar determinando a posse de Messias, que não fazia parte de nenhuma das chapas, até que ele (o juiz) se manifestasse sobre o mérito do caso. Messias entrou para a história como o primeiro presidente do novo Palácio Legislativo de São Francisco do Conde. Passou quatro dias na cadeira de presidente, porque uma liminar determinou a posse do vereador Róbson.

Messias lançou o projeto “Feijão nas Comunidades”. Todas as terças-feiras, após as sessões da Câmara de Vereadores, Messias se reúne com eleitores e correligionários nas comunidades, para comer feijão. Nessas reuniões o vereador aproveita para conhecer os problemas das comunidades para pleitear melhorias, junto à prefeitura municipal. É chamado por alguns de “maluco”, “louco”, “sensacionalista”. Mas com esse jeito de maluco, uma coisa é certa: ele é o cara!

PAI - a prefeitura de São Francisco do Conde lançou o Programa de Acolhimento Social (PAS), que beneficia famílias de baixa renda, com filhos de até 17 anos. Aproveitando o embalo, Messias apresentou um projeto de Lei que cria o Projeto de Acolhimento ao Idoso (PAI). “É uma forma de cuidar dos nossos idosos, ajudando com medicamentos, alimentação certa, uma ajuda de custo mensal, até completarem 65 anos para se aposentarem”, disse o vereador. Messias disse ainda que “assim vamos estar mais tranqüilos, porque vamos estar cuidando dessas pessoas”.

Messias prefeito? Quando indagado sobre a possibilidade de disputar a prefeitura, Messias diz que está disposto a enfrentar “os desafios da vida”. “Eu vou estar aonde o povo quiser”, desconversou. Mas admite concorrer ao cargo: “em 2012 eu vou sair candidato à reeleição. Mas para 2016, eu tenho planos maiores. Eu quero sair candidato a prefeito. Com fé em Deus, vai dar tudo certo!”, concluiu, o vereador.

Destaque 2010 – Uma pesquisa realizada em São Francisco do Conde por uma empresa de eventos e marketing, deu mais uma vez, a Messias o certificado do Prêmio Excelência, como o vereador destaque pela segunda vez. Quando perguntado sobre o assunto o vereador diz que “isso é resultado de muito trabalho meu e de minha equipe”.

 

Publicado em 21/01/2011 ás 15:53

Leia Também
 

 
 
 
Empresa de Editoração de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Passé, nº 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com