Terça , 20 de Fevereiro de 2018
 
Coluna de Claudomiro Bispo
 

Claudomiro comenta os bastidores da sucesso municipal para 2012

Três  fatos políticos movimentaram a sucessão da prefeita Maria Maia em Candeias nos últimos dias

 

Primeiro, inesperadamente, Marcus Vinícius foi à câmara de Vereadores anunciar que estava deixando o cargo de Secretário de Planejamento da Prefeitura de Candeias na administração da prefeita Maria Maia. Não saiu “atirando,”, mas deixou escapar que não havia mais o que fazer naquela pasta. Tudo que fora planejado, nada foi feito. Os projetos executados pela sua prancheta estão descorando trancados em um armário. Disse: portanto, pego meu “banquinho” e fui! Aproveitou a oportunidade e lançou sua pré-candidatura a prefeito de Candeias nas eleições de 2012. Assunto que deu o que falar nos bastidores políticos e na imprensa local.

Em seguida, o guardião do tesouro estadual Carlos Martins, surpreendentemente, em uma reunião do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, anunciou a sua pré-candidatura a prefeito de Candeias nas eleições do ano que vem. A notícia causou grande apreensão entre os diversos prefeituráveis, inclusive, os pré-candidatos de partidos considerados da base de apoio ao governo Wagner pelo fato de Carlos Martins ser amigo pessoal do governador e homem de confiança do governo. A notícia virou foz corrente e a cidade toda ficou sabendo.

E enfim, a prefeita Maria Maia “acordou” politicamente, nomeando o arquiteto e radialista Carlos Alberto de Oliveira para secretário de Obras da prefeitura. O fato pegou muita gente de surpresa, já que, Carlos Alberto é proprietário da emissora de rádio da cidade a Baianafm que além de ser ouvida em cerca de 200 municípios da Bahia, 80% da população de Candeias assiste a sua programação. É tida pelo povo como uma Ouvidoria. Comentários dão contas que foi bom para o pré-candidato a prefeito de Candeias no pleito do ano que vem, Carlos Alberto, e, Maria Maia ganhou peso político e administrativo. O fato ainda está na ordem do dia.

Em um breve relato vamos fazer o perfil de cada um destes protagonistas que sacudiu a pré-campanha eleitoral rumo ao Paço Municipal Conselheiro Luiz Viana Filho em 2012. Veja a seguir:

 

MARCUS VINÍCIUS – Marcus Vinícius, engenheiro civil chegou a Candeias a cerca de 30 anos, ainda jovem trazido pelo então prefeito “biônico” Dr. Celino Gomes da Silva. Locado na secretaria de Obras, Marcus mostrou habilidade e competência quando o assunto era planejar a cidade para o futuro. Caiu Celino como prefeito biônico e entra David Caldeira também como prefeito nomeado que vendo as ocorrências em termos de projetos e execução de obras, sacou Marcus e o colocou como Secretário de Obras da Prefeitura de Candeias.

Marcus não decepcionou a confiança do cargo oferecido pelo novo prefeito e começou a mostrar trabalho, buscando junto ao colega Secretário de Planejamento, uma parceria que deu certo. Planejamento e Obras com o mesmo objetivo traçaram um plano de ações e de uma só “vez” apresentaram para David Caldeira os projetos de implantação do Terminal Rodoviário, o Estádio de Futebol, a Central de Abastecimento e várias Vias de Integração da cidade tais como: Rua Getulio Vargas (Areia), Rua José Xavier (Malembá), Rua São Paulo (Santa Clara) entre outras.

Caldeira que mesmo sendo nomeado prefeito biônico pelo então superintendente da Refinaria de Mataripe general Oriosvaldo Pereira Lima e pelo então senador Luiz Viana Filho, trouxe em seu currículo a experiência de Operário padrão da RLAM, Operário Padrão da Petrobras e Operário Padrão do Brasil, títulos suficientes para lhe credenciar junto ao governo estadual, federal, as instituições financeiras e creditícias, bem como a classe política dominante em todos os níveis. Fizeram a festas em execução de projetos e obras para Candeias.

Candeias saiu da Área de Segurança Nacional. Eleições diretas, o líder da oposição Eliodoro de Jesus, ganha as eleições com quase 70% dos votos válidos e David Caldeira saiu debaixo de ovos e tomates hostilizado pelo povo, porém, Marcus se elegeu vereador e ficou na oposição cimentando o caminho político para a volta de David. Eliodoro apesar de tantos projetos aprovados, mas o carlismo como “dono” do estado impediu qualquer execução de obras no município por prefeitos do PMDB. Eliodoro caiu e volta David de novo com o voto do povo. Olha Marcus aí de novo como o bam bam bam da administração Caldeira.

Novas eleições, Maria Maia se rebela e rompe com David Caldeira. Candidata-se a prefeita e ganha o pleito. Marcus também volta como vereador. Nas eleições seguintes, Maria Maia faz de Tonha sua sucessora e Marcus Vinícius continua como empresário da Construção civil e articulista político. Como se ver, Marcus participou de todas as administrações desde quando chegou a Candeias, excerto, à administração Eliodoro de Jesus. Enfim, Marcus tem um currículo de fazer inveja a qualquer prefeiturável. Agora quer ser prefeito de Candeias, muitos criticam que ele não tem votos, pelo contrário, ele já foi vereador por duas legislaturas. Todos os cargos que assumiu na administração pública municipal deu conta do recado. Ser prefeito de Candeias ele se diz habilitado e preparado.

 

CARLOS MARTINS – Filho de “seo Dário” de Passé, também guardião do patrimônio da Petrobras, na refinaria de Mataripe, hoje, aposentado, sentado na varanda de sua ampla residência no distrito de Passé, coleciona elogios de amigos, autoridades e de sua comunidade pelo seu ilustre filho Carlinhos, que brilha ostentando posição privilegiada nas hostes do governo federal como delegado da Delegacia Regional do Trabalho na Bahia no governo Lula e atualmente como guardião do tesouro estadual nas gestões do governo Wagner.

 Assim, é Carlos Martins, menino estudioso que após a formação primária, secundária e terciaria aqui na Bahia, saiu do país para fazer pós-graduação em gestão pública e aperfeiçoamento na área sindical e política, hoje, orgulhosamente, o Candeiense vibra as possibilidades de Carlos Martins ser o futuro prefeito de Candeias em um momento que o município precisa de um administrador que tenha condição de buscar junto às autoridades governamentais do país, instrumentos e equipamentos para dotar a cidade carente, atrasada e acanhada apesar da sua vocação econômica que desde Brasil Colônia contribuiu decisivamente com a riqueza do país no ciclo da cana de açúcar e agora com a vocação industrial não consegue resolver os seus diversos problemas cruciais que afetam diretamente a sua população.

O lançamento da pré-candidatura de Carlos Martins a prefeito de Candeias para as eleições municipais do ano que vem, sacudiu todos os seguimentos do município. Empresário das indústrias do Cia norte que estão instaladas no território de Candeias, se mostram otimistas com o lançamento do nome de Carlos Martins para prefeito, que já foi “pião de trecho” assim como o governador Jaques Wagner que trabalhou na Metacril hoje, Proquigel, empresa química do grupo UNIGEL. Empresários do comércio também receberam com entusiasmos o nome de Carlos Martins como prefeituráveis para o pleito do ano que vem. O empresário do ramo de supermercado Israel Bispo dos Santos, que foi colega de Dário Manoel de Santana na Petrobras comemora a indicação, faz questão de dizer, não sou petista, mas se Carlinhos de Dário for candidato, sem desmerecer dos demais pretendentes, é bom demais para Candeias.

Ciúmes políticos. É natural a ciumeira política em torno do nome de Carlos Martins, até mesmo dos prefeituráveis de partidos da base aliada do governo Wagner. Todos eles alardearam em seu palavreado de campanha que têm as bênçãos do Palácio de Ondina, apesar de estarem concorrendo com os pré-candidatos do PT local: Marivalda, Loteba e Robson. Resultado: com a entrada de Carlos Martins no jogo sucessório, a palavra traição é ouvida constantemente. É sinal que alguns prefeituráveis de partidos aliados da base do governo, não entenderam ainda o sentido político da pré-candidatura de Carlos Martins. Pelo que se sabe, Martins vem por cima, é verdade. No entanto, não é como rolo compressor e nem impondo seu nome junto aos aliados, muito pelo contrário, vai conversar com todos a aderirem o projeto político do governo, cada um continuar seu trabalho político eleitoral, lá na frente, será feito uma pesquisa e quem melhor pontuar e apresentar capacidade política e partidária, não basta somente, pontuar bem, é preciso ter as condições necessárias para ser a cabeça de chapa e os demais, devem apoiar a chapa escolhida e continuarão no projeto político do governo Wagner, tal qual aconteceu na campanha para governador. Todo mundo vai ter espaço.

 

Nos bastidores políticos muita gente da nova geração, não sabe quem é Carlos Martins, por ouvi dizer que ele já foi candidato a prefeito de Candeias. É verdade. Carlos Martins é fundador do PT em Candeias e naquela época, o Partido dos Trabalhadores, tinha uma filosofia de lançar candidatos a todos os cargos eletivos. Na oportunidade, Candeias acabava de ganhar o direito de eleger seu prefeito. O município foi excluído do cinturão da Área de Segurança Nacional. Eleição à vista e o PT não podia perder aquele momento de participar com uma candidatura a prefeita da cidade, já que, fez parte do movimento pro - exclusão dos municípios da Região Metropolitana da tutela do governo federal e Carlos Martins por ser um dos nomes mais qualificados. Sobrou pra ele essa tarefa partidária. Com uma campanha humilde, uma caixa de som em cima do teto de um fusquinha. Carlinhos exibiu a sua proposta de governo e a semente petista foi plantada em Candeias com o bordão: “Candeias Tem jeito, Carlos Martins para Prefeito.”

 

CARLOS ALBERTO – Chegou a Candeias, egresso de Salvador, era petista de carteirinha, trabalhou na administração da então prefeita Lídice da Mata. Aqui participou da administração de David Caldeira, mas foi na administração da ex-prefeita Antônia Magalhães, que como arquiteto chegou a ser titular da Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal, já na administração da ex-prefeita Amiga Ju, assumiu a Secretaria do Meio Ambiente.

Habilidoso na arte de fazer política partidária construiu um leque de amizade junto à classe política do município, é bem articulado com políticos influentes a exemplo do deputado ACM Neto, o senador césar Borges e outros. Facilmente, conseguiu uma concessão de rádio FM através de lideranças políticas. Hoje, é proprietário de uma rede de comunicação, abrangendo a Baianafm de Candeias, outra emissora de rádio na Região Sisaleira, precisamente em Riachão do Jacuipe e um portal de notícias interativas, entretanto, a Baianafm de Candeias é o carro forte da comunicação da rede.

Bem instalado como homem de comunicação, foi preciso em explorar a força do rádio ganhou audiência de forma a galgar o primeiro lugar no IPOPE na Região Metropolitana de Salvador e já alcança cerca de 200 municípios na Bahia. Hoje, a experiência acumulada como arquiteto e ambientalista, conhece profundamente os grandes problemas da cidade e tem competência para resolvê-los, colocou seu nome à disposição como pré-candidato a prefeito de Candeias para as eleições municipais do ano que vem. Filiou-se ao PP não deu certo, pensou ir para o PT, mas na verdade, preferiu fazer seu ninho no PSDB.

E agora em uma jogada de mestre, aceitou o convite da prefeita Maria Maia e assumiu a Secretaria de Obras da Prefeitura de Candeias, que na sua visão política e administrativa, é possível ainda fazer um bom trabalho ao lado da gestora e reverter para melhor o quadro crítico da administração. Na sessão plenária da Câmara na última terça feira, a vereadora do PT, Marivalda Silva apesar de desejar boa sorte ao novo Secretário de Obras, fez severas críticas ao dono da rádio, alertando que aquilo lá não tem mais jeito. Essa administração acabou. Sentenciou a vereadora. Entretanto, outras admitem que foi muito bom para Carlos Alberto e melhor para Maria Maia que ganhou peso político e administrativo. Vou profetizar, posso e tenho direito de emitir minha opinião. As eleições municipais de 2012, em Candeias, vão passar pelo crivo do governador Jaques Wagner e a prefeita Maria Maia. Tenho dito.

 

Publicado em 12/09/2011 ás 01:59

Leia Também
 

 
 
 
Empresa de Editorao de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Pass, n 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com