Terça , 20 de Fevereiro de 2018
 
Coluna de Jorge Portugal
 

Meus setentes geniais

Não, hoje vou dar uma trégua ao tema “ensino brasileiro e seus fracassos”, já que a atitude da estudante Isadora Faber, de Florianópolis, lavou minha alma.Se você ainda não sabe o que ela fez, procure saber rápido.Está na Internet, já esteve no Fantástico e já foi notícia até no “Le Monde”.É a garotada brasileira preparando sua própria luta pelo direito de estudar e aprender.E bem.

Quero falar de algumas figuras que estudaram em “outra escola” e compõem o quadro dos melhores professores que tive, ao lado dos meus grandes mestres de sala de aula.A Globo News( por que não na Rede Globo, hein?), através do programa Arquivo N, produziu quatro belas edições em homenagem aos notórios e notáveis “setentões” de 2012, da MPB.A cada domingo ,foram produções esmeradas sobre vida e obra de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Paulinho da Viola.

Quem poderia ter me ensinado mais sobre o refinamento das relações humanas e o desnudar-se dos preconceitos do que Gilberto Gil em “Pai e Mãe”( “Eu passei tanto tempo aprendendo a beijar outros homens/como beijo meu pai”)? Que sociofilósofo mais antenado me ensinaria a supremacia da experiência humana em relação às verdades teóricas de “nariz empinado” do que Caetano Veloso em “Força Estranha” ( “A coisa mais certa de todas as coisas/não vale um caminho sob o sol”)?. Quem, numa equação de poucas palavras, me ensinaria o princípio básico da fraternidade senão Milton e Fernando Brant em “Bola de meia/bola de gude/o solidário não quer solidão”? E, por fim, como a resumir o que aprendi com tudo que eles me deram, até hoje Paulinho da Viola canta em meus ouvidos:”As coisas estão no mundo/ só que eu preciso aprender”.

Eles – muitos outros desse “tope” – foram minha escola fundamental, meu ensino médio, minha universidade.A cada canção me ligavam a um mundo milionário de ideias, a um universo esteticamente rico e instigante.Foram fontes de inteligência, “aulas interdisciplinares” em forma de canção.Gênios das palavras e dos sons.Fizeram valer a minha vida e tantas outras que eu tenha ainda.

Jorge Portugal- educador e poeta.E-mail> secretaria@jorgeportugal.com.br

Publicado em 18/09/2012 ás 00:08

Leia Também
 

 
 
 
Empresa de Editorao de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Pass, n 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com