Terça , 20 de Fevereiro de 2018
 
Coluna de Claudomiro Bispo
 

Na reta final: ningum arisca um prognstico de quem ser o prximo inquilino do Pao Municipal

Na reta final para as eleições de amanhã, domingo (dia 7), em Candeias, dois candidatos brigam feio para ganhar o direito de sentar na cadeira de prefeito do Paço Municipal Conselheiro Luiz Viana Filho, a partir do dia primeiro de janeiro de 2013. Com o encerramento do horário eleitoral no rádio e na televisão na última quinta-feira, as carreatas, o blá-blá-blá- de pé de ouvido para conquistar o eleitor. Agora na reta final, a guerra das pesquisas é o prato do dia. Cada um tem a sua para atender o seu gosto e achar que engana o eleitor.  Para coibi tantos abusos eleitorais, a justiça botou ordem na casa, cominando com a retirada do ar, a emissora de radia da cidade a Baiana FM de propriedade do candidato a vice de Tonha Magalhães.

Após, a retirada do ar da emissora Baiana FM, o clima esquentou mais ainda. Um trio elétrico transportando os funcionários da rádio circulou pelas as principais ruas da cidade, mostrando-se de vítimas, mas o objetivo, segundo o prefeito, era sensibilizar o eleitorado. O prefeito candidato à reeleição, Francisco Conceição, também não deixou por menos, colocou no mesmo tom, um trio elétrico anunciando que Tonha Magalhães não colocou um vice na sua chapa: botou uma emissora de rádio.

 Enquanto isso nota-se, entre os eleitores, uma preferência favorável ao candidato do PT Carlos Martins, que enquanto Tonha e Chico põem trios elétricos para justificarem quem tem razão junto ao eleitorado, Martins se coloca em posição estratégica na varanda do seu comitê na Rua do Passé, saudando o povo e arrancando aplausos dos transeuntes. Na verdade, a campanha “briguenta” mesmo na reta final, não sinalizou um favorito. A bolsa de aposta, não arrisca qualquer prognóstico de quem será o próximo inquilino do Paço Municipal Conselheiro Luiz Viana Filho a partir de primeiro de janeiro de 2013. Quem sair habilitado pelas urnas de domingo (amanhã dia 7), vai levar em sua bagagem uma vantagem de poucos votos.

Na véspera das eleições, percebe-se a olhos nus, sem interferências das pesquisas, o favoritismo de três candidatos. Carlos Martins, Francisco Conceição e Tonha Magalhães. Os demais candidatos também estão jogando suas últimas cartadas para angariarem votos junto ao eleitorado indeciso. Sargento Isidoro, com a sua irreverência durante toda a campanha, arrancou sorriso largo do povo pela sua criatividade, não acredita muito em pesquisa, mas também não é o sorriso do povo quem vai lhe dar votos suficientes para virar o jogo. Não tem nada a perder. Volta para Assembleia Legislativa para a cadeira de deputado estadual. Jair Cardoso, não empolgou os eleitores como se esperava. Não tem ainda prestígio eleitoral, estrutura política e partidária para enfrentar uma carreira solo diante de três candidaturas estruturadas.  Se não tomar cuidados políticos com os resultados das urnas, pode ficar a um passo de entrar para a galeria do eterno candidato “Dr. Marinho”. Os grandes analistas já diziam: intelectual e idealista nunca se dão bem em política. O sociólogo, Cézar Miranda do PSOL, pode sair fortalecido com o resultado das eleições, pelo menos, teve a oportunidade de colocar para o eleitorado a sua proposta política administrativa para o povo de Candeias. É tido como uma reserva moral na política de Candeias. É jovem e tem futuro. O empresário Nelson Testa, a sua participação no pleito de 2012, foi muito importante na festa democrática da cidade na escolha do prefeito do município, na próxima ele pode se dar bem. E o companheiro Genival do PCB, mostrou uma política ideológica que não se mistura com ninguém. “““ “Na próxima ele vem de novo”.” Água mole em pedra dura, bate tanto até que fura”.

 

Publicado em 06/10/2012 ás 13:26

Leia Também
 

 
 
 
Empresa de Editorao de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Pass, n 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com