Quarta , 18 de Outubro de 2017
 
Coluna de Paiva Netto
 

Doe sangue

                                                                                            Paiva Netto

 

Desde tempos imemoriais, o sangue apresenta várias simbologias. Entre elas, a da honra, da luta e principalmente da vida. Instituído pelo decreto presidencial no 53.988, de 30 de junho de 1964, 25 de novembro passou a ser o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A partir de 2003, temos a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorada sempre no fim do mesmo mês.

Apesar de todos os esforços de conscientização da importância de ser doador, o brasileiro, que é solidário, ainda não fez desse gesto um hábito.

Hoje, com a internet, pode-se tirar qualquer dúvida que possa inibir o cidadão. Oriente-se quanto aos benefícios e restrições. Você pode acessar, por exemplo, uma das páginas do Ministério da Saúde nas redes sociais, www.facebook.com/DoeSangueMS, e o portal www.boavontade.com.

Segundo o coordenador-geral de sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, “a data é importante para que as pessoas sejam doadoras também durante o período das férias. Precisamos manter o estoque dos bancos de sangue nos hemocentros”.

Dedico aos que se juntarão a esse time da solidariedade o que escrevi em “Reflexões e Pensamentos — Dialética da Boa Vontade” (1987): Assim como o sangue, circulando pelo corpo, oxigeniza e alimenta as células humanas, o Amor, percorrendo os mais recônditos pontos de nosso Espírito, fertiliza-o e o torna pleno de vida. (...) Ao final de tudo, ele — que se expressa das mais surpreendentes formas na grande tarefa de conduzir os homens à sobrevivência — vencerá! Continuamos acreditando na vitória final do ser humano e de seu Espírito Eterno, a obra máxima do Criador.

 

PROGRAMA SORRISO FELIZ

A Legião da Boa Vontade de Portugal tem agora uma terceira Unidade Móvel de Saúde Oral, do seu programa Sorriso Feliz, na cidade do Porto. Nesse empreendimento, contou com a parceria das empresas Siemens e Galp Energia e das Fundações Manuel António da Mota e Axa Corações em Acção.

A dra. Joana Garoupa, diretora de Comunicação da Siemens, comentou: “Tivemos conhecimento da LBV, deste projeto em particular, que associa a educação com a parte da solidariedade, o que para nós é extremamente importante na nossa estratégia de sustentabilidade. Achamos que era o casamento perfeito. Estamos muito orgulhosos de contribuir para este projeto tão meritório”.

O programa, realizado também em Lisboa e Coimbra, desenvolve campanhas de informação, prevenção e tratamento de saúde, especialmente a bucal, voltadas para as comunidades carenciadas. Para outras informações, acesse: www.lbv.pt.

 

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.brwww.boavontade.com

Publicado em 27/11/2012 ás 23:06

Leia Também
 

 
 
 
Empresa de Editorao de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Pass, n 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com