Segunda , 23 de Outubro de 2017
 
Coluna de Paiva Netto
 

Ecumenismo dos coraes e Esperanto

 O Esperanto, criado por Lázaro Luís Zamenhof (1859-1917), é uma das vertentes culturais da Legião da Boa Vontade de importante relevância. Por intermédio dele, o idioma deixa de ser um obstáculo na exposição de nossos conceitos e práticas de solidariedade, que tem, no Ecumenismo dos Corações, decisivo fator de congraçamento planetário.

Em 2012, para gáudio de todos nós, Adrienne Földi, a senhora Pásztor, de Miskolc, Hungria, fez uma expressiva resenha de meu livro “Reflexões da Alma”, em Esperanto, para a revista “Nordhungaria Informo(Informativo do Norte da Hungria) nas versões em Esperanto e Húngaro. Além de redatora responsável do periódico, ela é delegada da Associação Universal de Esperanto (UEA) e membro da Associação Mundial dos Jornalistas Esperantistas (TEĴA).

Recentemente, recebi da senhora Pásztor uma correspondência encaminhando sua obra “Danco de Feinoj” (Dança de Fadas), da qual gostaria de lhes apresentar alguns trechos.

Simpatizante e divulgadora dos ideais da LBV desde 2008, escreveu-me:

“Saudações, prezadíssimo senhor Paiva Netto!

“Quando tive a felicidade de ler o seu livro “Meditadoj el la Animo” (Reflexões da Alma), lamentei não ter um livro de minha autoria para presenteá-lo em retribuição à sua bela obra. Agora foi publicado o meu primeiro livro em Esperanto, após as minhas duas obras editadas em húngaro. Por meio desse livro, eu o saúdo. Meu livro tem como objetivo estimular os esperantistas para que eles também escrevam corajosamente sobre os mais diversos temas da vida, para demonstrar que o Esperanto é adequado a esse fim.

“De coração o saúda a autora de ‘Danco de Feinoj’ (Dança de Fadas)”.

Registro aqui meu agradecimento a essa nossa fraterna irmã em Humanidade.

 

QUADRA POLIESPORTIVA JORNALISTA LUIZ MENDES

No dia 7 de março (quinta-feira), a Legião da Boa Vontade prestou homenagem ao saudoso jornalista Luiz Mendes (1924-2011), inaugurando uma quadra poliesportiva com o nome dele, no Centro Educacional da Instituição, em Del Castilho, no Rio de Janeiro/RJ.

A solenidade foi prestigiada pela viúva do saudoso comentarista esportivo, a atriz e radialista Daisy Lúcidi; pelo filho Luiz Mendes Junior e sua esposa, Eglê Miranda. Compareceram ainda profissionais da imprensa carioca que repercutiram o evento nas rádios Globo, CBN, BandNews, Bradesco Esportes FM, JBFM, Nacional e Tupi; no jornal “Monitor Mercantil”; nos sites ABI (Associação Brasileira de Imprensa), AIB (Associação de Imprensa da Barra da Tijuca) e Monitor; e nas TVs Fox Sport e Esporte interativo.

Na ocasião, a nossa querida Daisy Lúcidi destacou: “Estou muito emocionada, mas muito feliz. Muito obrigada! Onde ele estiver, está recebendo esta homenagem. Quero agradecer ao Paiva Netto, que conhecemos também, por todo esse esforço de um dia realizar esse grande Centro [Educacional] da LBV. E dizer a todos vocês que continuamos ao lado da Legião da Boa Vontade, continuamos trabalhando pela LBV. Sempre que vocês precisarem, podem contar conosco. Muito agradecida por tudo”.

 

PARABÉNS A SANTO ÂNGELO

A Capital das Missões completa 140 anos de emancipação (22/3/1873). Foi fundada em 12 de agosto de 1706, neste importante Estado do Rio Grande do Sul, pelo jesuíta Diogo de Haze.

Parabéns, Santo Ângelo. Grato pela fraterna acolhida.

 

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.brwww.boavontade.com

Publicado em 22/03/2013 ás 14:36

Leia Também
 

 
 
 
Empresa de Editorao de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Pass, n 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com