Quarta , 21 de Fevereiro de 2018
 
Coluna de Valci Barreto
 

Bicicleta, a vedete do sculo, ter audincia pblica em Salvador

 Pessoas, grupos, entidades interessadas no uso das bicicletas como meio de transporte em Salvador estão sendo convocados para uma audiência pública que será realizada na Câmara de Vereadores , no dia 26.04.2013, às 19 horas, convocada pelos vereadores EVERALDO AUGUSTO e GILMAR SANTIAGO.
Por tudo de ruim que tem ocorrido no transito das grandes metrópoles, com consequências graves para a Economia, qualidade de vida, meio ambiente, relacionadas à mobilidade, a bicicleta tem aparecido em todas as discussões como a grande vedete do século.
Há muito tempo os bicicleteiros baianos vêm-se articulando junto a políticos, órgãos públicos, redes sociais; pedalando, panfletando na busca de ações que facilitem o uso da bicicleta como uma das alternativas para o transporte urbano.
Alguns políticos baianos estão atentos e envolvidos nestas ações , inclusive participando , concretamente , de passeios ocorrentes em Salvador.
Um deles é o vereador Everaldo Augusto que, juntamente com o seu colega Gilmar Santiago, estão convocando pessoas interessadas no tema , ciclistas ou não, para uma audiência pública que será realizada no dia 26.04.2013, na Câmara de Vereadores de Salvador, às 19 horas.
Apesar de muitos usuários de bicicletas estarem trabalhando; com dificuldades de deslocamento em um horário difícil, notadamente para os que trabalham ou residem nas periferias, vários grupos, organizados ou não, estão ansiosos para participar do evento.
A nossa Capital, lamentavelmente está com muitos anos de atraso em relação às bicicletas, em relação a outras capitais brasileiras. 
Salvador, a primeira Capital do País, uma das que sedia a Copa do Mundo, uma das mais visitadas por turistas do mundo inteiro, mantém um aviso de proibição de transportar bicicleta em espaços públicos como Elevador Lacerda, Escadarias da Lapa e Plano inclinado , só para citar estes três, atestando a opção por dificultar o uso da bicicleta.
Cursos voltados para o turismo , inclusive os destinados a motoristas de táxis, ônibus e condutores em geral, sequer referem-se a bicicletas, como se o transporte de pessoas somente pudesse ser feito em veículos motorizados.
Milhares de pessoas, de todas as classes sociais, estão interessadas, necessitadas até, em usar a bicicleta como meio de transporte, mas são inibidos pela falta de equipamentos públicos e, sobretudo, pela brutalidade como dirigem nossos motoristas.
Milhares de motoristas que circulam pelas nossas ruas, mesmo profissionais do volante, desconhecem totalmente a autorização legal que tem o ciclista de usar a mesma pista do veículo motorizado.
A audiência publica, além de atestar o interesse dos vereadores citados nestas questões, será, sem dúvida, um momento significativo para divulgação maior do que é do que pode ser a como meio de transporte; um espaço para reivindicações, trocas de informações e até mesmo para congraçamento dos cicloativistas baianos.
Já confirmaram presença , grupos que pedalam, que divulgam, que reividicam, que se mobilizam de todas as formas em favor do uso das bicicletas em nosss ruas.
Entre eles,ASBEB, Grupo Narandiba, Itapagipe é do Pedal, Jabutis Vagarosos, Amigos de Bike, Jarraw, bicicletada Salvador, massa crítica, e bicicleteiros de todos os cantos da cidade.
Como sempre, marcarão presença para a divulgação, o blog pioneiro em passeios ciclísticos em Salvador, MURALDEBUGARIN.COM.
O site e jornal FOLHA DO RECÔNCAVO, já garantiu presença para a cobertura jornalística e dará a mais ampla publicidade ao evento.

Publicado em 18/04/2013 ás 12:39

Leia Também
 

 
 
 
Empresa de Editorao de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Pass, n 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com