Quinta , 23 de Novembro de 2017
 
Coluna de Jolivaldo Freitas
 

Jornalistas so alvos fceis

 O Brasil acaba de superar o México e está em primeiro lugar na lista de mortes de jornalistas nas Américas. O levantamento foi divulgado recentemente por uma ONG da França.  Ano passado morreram 117 jornalistas em 28 países e seis no Brasil. Em 2014 já morreram quatro no Brasil, sendo um da Bahia, Geolino Lopes Xavier, abatido a tiro dentro do carro em Teixeira de Freitas. Somos pior que a Venezuela.

Pioramos nossa posição e estamos em 111º lugar no ranking mundial de violência contra jornalistas. A morte do repórter-cinematográfico Santiago Andrade chamou a atenção para o problema, mas não inibe as ações de quem se sente incomodado com o papel da imprensa. Quem comete os crimes ou manda executar está ligado (conforme a Repórteres sem Fronteira) à política, tráfico de drogas e crime organizado.

Na Bahia é questão de muita inquietação. No interior são muitas as denúncias e a situação é preocupante. Jornalistas de sites e blogs têm sido vítimas preferenciais sistematicamente; e a maioria dos casos envolve realmente políticos ou seus asseclas.

Os jornalistas são vítimas de todo tipo de agressão. Representantes de entidades jornalísticas estão preocupados. Recentemente aconteceu até reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ocorre que ele faz parte daquela parcela do governo Dilma que quer tudo; menos liberdade de imprensa.

O que se vê é que estando no poder, o PT, que tanto deve na sua gênese à ação dos jornalistas que o defendiam, dando a cara a tapa, contra o Governo Militar, vem tentando cercear a liberdade jornalística. Lula foi um péssimo exemplo, na opinião do professor Luiz Motta, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Mídia da Universidade de Brasília. Ele observa que no período Lula a relação com a imprensa foi a mais estressante depois da redemocratização. Seu partido e os sindicatos ainda tentam, a sorrelfa, o controle social da mídia. É mais um vetor gerador de violência contra os jornalistas. Um 171 para você. Os deuses nos protejam.

Publicado em 08/04/2014 ás 19:21

Leia Também
 

 
 
 
Empresa de Editorao de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Pass, n 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com