Segunda , 24 de Abril de 2017
 
Coluna de Paiva Netto
 

A defesa de todos ns

No livro “Cidadania do Espírito” (2001), explicitei trechos do meu pensamento sobre Educação e Espiritualidade:

Escreveu o grande educador norte-americano Booker T. Washington (1856-1915), primeiro presidente da lendária Escola de Tuskegee, decidido a criar condições melhores de progresso para os ex-escravos e seus descendentes e para os indígenas, pelos quais também trabalhou, a partir principalmente da Educação: “Não há defesa ou segurança para nenhum de nós, a não ser na inteligência e desenvolvimento superior de todos”.

É evidente que isto, hoje, se aplica a toda a Raça Humana, o Capital de Deus, como certamente desejava, na profundidade do seu ideal, o infatigável dr. Booker, cuja Alma imaginava um futuro em que o racismo não constituísse o refúgio da insignificância.

 

QUEM FAZ O PÃO...

A Economia não pode ser o reino do egoísmo. Ora, ela existe para beneficiar a Terra e seus povos, compartilhando decentemente os bens da produção planetária. Se isso, porém, não ocorre, é porque se faz necessária uma mudança ético-espiritual de mentalidade, também pelo prisma do Novo Mandamento de Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, que ensina que nos devemos amar como Ele nos tem amado (Evangelho, segundo João, 13:34). E que nos adverte deste modo:

“Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros” (Boa Nova, consoante João, 13:35).

E dá a medida desse sentimento ao definir: “Não há maior Amor do que doar a própria Vida pelos seus amigos” (Evangelho, segundo João, 15:13).

Senão os predadores das multidões podem ganhar a batalha, que a eles no devido tempo da mesma forma consumirá. O desprezo às massas populares é multiplicação de desesperados. Certamente, alguém já concluiu que — quem faz o pão deve igualmente ter direito a ele.

Haveremos de assistir à época em que a Economia terrestre será bafejada pelo espírito de Caridade, porque a Luz de Deus avança pelos mais recônditos ou soturnos ambientes do pensamento e da ação humanos.

 

 

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.brwww.boavontade.com

 

Publicado em 11/07/2014 ás 18:16

Leia Também
 

 
 
 
Empresa de Editorao de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Pass, n 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com