Quarta , 21 de Fevereiro de 2018
 
Coluna de Jordan Campos
 

Cuidado com a NEUROSE Ps Decepo

Ufa... Que ano este não é? Copa do Mundo no Brasil e nossa seleção amargamente derrotada. Eleições para presidente e 48% do Brasil se sentindo triste, com um gosto amargo na boca. Devemos neste momento tomar cuidado com algo importante – a patologia da “Neurose Pós Decepção”. A fórmula matemática da paz é inversamente proporcional à expectativa – isso é certo. Depois de uma ou duas guerras nossa alma pode apresentar sinais de fadiga, tristeza, falta de motivação.... Mas CUIDADO – isso não deve ultrapassar poucos dias. Normal sentir esta sensação, esta é a sensação mais clichê da vida – quando há algo que termina. Nossos sonhos terminarão, nosso time parará de ganhar, nossa relação também irá acabar – seja por que morremos, traímos ou deixamos de gostar. As bolsas de valores sempre oscilarão, nos erraremos de novo e de novo ainda, e vamos dar outras e outras risadas também. Mas não podemos deixar que nossa alma seja ejetada de nós mesmos – entraremos no lugar sombrio da solidão e atrairemos o caos para nossas vidas, em todos os setores. A vida é dura, a vida é uma política – e talvez por isso, neste momento que os meios virtuais fizeram todos ter tanto acesso à informação, entendemos isso. Que somos seres políticos até para pedir um copo de água na casa do amigo.

Como terapeuta e amante de gente, queria deixar uma informação para este momento. Tanto para os que “perderam” as eleições, tanto para os que “ganharam” possam entender este momento de seus “adversários” – no fundo todos irmãos de uma mesma causa. Calma, calma. A neurose pode arruinar sua vida e te fazer uma pessoa insuportável até para si mesmo. Mas o que é isso? Vamos lá: A neurose é um distúrbio psicológico que aparece quando não conseguimos aceitar o que chamamos de fracasso. Ela nunca vem quando você está sendo bem-sucedido. Quando as coisas estão indo perfeitamente bem e ao seu controle - quando você está no seu topo do mundo, por que deveria ficar neurótico? Não, não... O problema surge quando você descobre que não está mais no topo, ou no topo que você achava estar. Você se sente agora numa vala escura e amarga, agora as coisas não estão indo bem. Ou como você gostaria e esperou que fosse. É nesse momento que a neurose entra.

A mesma energia que havia se tornando ambição, luta, afirmação e motivo, agora se volta contra você como fracasso, e começa a matá-lo, a destruí-lo. Se todo neurótico fosse bem-sucedido, não haveria mais neurose no mundo. Enquanto Hitler foi bem-sucedido, ninguém suspeitou de que ele fosse louco. Mas, no último momento, ele próprio soube que era louco - suicidou-se. No Brasil político cultuamos duas frustrações típicas: a dos que têm poder, mas não têm competência para exercer; e a dos que têm competência, mas não têm poder. Não importa de que lado estejamos – pensamos assim. Tire o pé do acelerador agora e, por favor – não coloque nenhum no freio – este ano está sendo de fortes emoções externas e internas – isso se chama “movimento de evolução”, “crise de cura”, e só se evolui e se cura com revolução. Esta é a verdade e o tempo exige que você volte ao seu lugar depois da decepção – e rápido.

Então, calma... Não vai faltar pão, comida, ar e casa para você por que seu candidato, seleção ou time não ganhou. Olha a neuroseeeeeeee.... O mundo não acaba quando você toma um fora, quando é traído ou quando se decepciona – seja bem vindo ao planeta Terra. Por aqui, é assim. E eu sei que no fundo você sabe disso. Bem vindo à vida, vai lá e dê uma risada no espelho, depois volte a si mesmo e vamos juntos, independente para quem você torça ou queira – somos um todo, arrumando a casa. Já dizia um poeta que loucura é odiar todas as rosas porque um espinho te feriu, mas também é desistir de todos os esforços porque um deles fracassou, é condenar todas as amizades porque uma delas te traiu, é não crer mais no amor porque um deles te decepcionou, é desistir de acreditar no seu país porque seu candidato não ganhou - é jogar fora todas as chances de ser feliz porque uma falhou. Lembre-se: sempre há outa chance, outra amizade, outro amor, outra eleição. Mas nunca outra VIDA como a de agora em que você é quem se olha no espelho... Jogue assim, a neurose que bate na porta de sua casa, pelo ralo da escada de saída. Respire!

* Jordan Campos é terapeuta clínico, escritor, conferencista e músico.

Publicado em 29/10/2014 ás 10:36

Leia Também
 

 
 
 
Empresa de Editorao de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Pass, n 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com