Terça , 20 de Fevereiro de 2018
 
Coluna de Claudomiro Bispo
 

Os candidatos a deputados: estadual e federal de Candeias

Os candidatos a deputados: estadual e federal de Candeias

As convenções partidárias encerradas no último dia 30 de junho oficializaram em Candeias as candidaturas de sete candidatos a deputado estadual e seis candidatos a deputado federal para as eleições do dia 3 de outubro vindouro. A disputa local promete ser acirrada já que, os dois grupos políticos rivais da cidade: Os Magalhães e os Maias que se revezam no poder Municipal há quase dezoito anos, por si só, mostra como vai ser a busca pelos votos.

Deputado Federal

Surge na hoste da juventude, o jovem Leonardo Dias, formado em ciências políticas, filho e neto de uma tradicional família candeiense, tomou uma decisão madura e registrou sua candidatura para deputado federal como uma forma de conscientizar a juventude que para renovar o quadro político do Brasil, da Bahia e de Candeias é preciso sangue novo dessa geração de homens e mulheres bem formada e excluída da vida pública cedendo espaço para a continuidade de uma política viciada imposta pelos caciques e produzida no laboratório da paternidade partidária para favorecer os filhos, os netos e os juniores. A candidatura de Leo pelo PPS a deputado federal é a certeza que pelo menos os jovens de Candeias vão fechar questões em torno de uma candidatura capaz de atrair a juventude para a atividade política.

Coronel Santana

O ex-comandante da Polícia Militar da Bahia, Cel. Jorge Santana, que seu primeiro cargo político na PM\BA foi delegado de Polícia de Candeias. Daí percorreu todos os postos da corporação baiana e chegou e chegou ao topo como comandante geral da Instituição Militar da Bahia. Isso já dispensa qualquer comentário. Jorge Santana como é cariosamente, conhecido em Candeias, é casado também com uma candeiense, sempre levou vida simples, sem qualquer arrogância da patente que ostenta como coronel. Missão comprida como alta autoridade da PM\BA, aceitou um novo desafio, é candidato a deputado federal pelo PTdoB. Quer representar Candeias na Câmara dos Deputados em Brasília, como gratidão pelo seu primeiro cargo como delegado em Candeias.

Outros candidatos

Noel do Posto Sanca, que obteve nas últimas eleições cerca de 500 votos para vereador de Candeis, registrou sua candidatura a deputado federal pelo PTdoB e pelo que se sabe, está cheio de boas intenções e projetos para Candeias. Vamos acreditar e confiar em Noel.

Nery Vendedor, menino novo, cheios de idéias também quer mostrar que está capaz para representar Candeias na Câmara dos Deputados em Brasília. Nery começou fazer política defendendo os trabalhadores desempregados da região, é candidato a deputado federal pelo PTdoB.

Como empresário já mostrou sua competência. Como pessoa humana é investido de bondade, como amigo é a pessoa que chega junto nas horas difíceis, como pai de família dá bons exemplos e como político ele deve ser o “cara”. É candidato a deputado federal pelo PR. Quer representar Candeias em Brasília. Estamos falando do nosso amigo VALDEMAR.

Deputado estadual

Os Magalhães

Os Magalhães entram no jogo político-eleitoral com três candidatos – Júnior Magalhães, tenta sua reeleição a deputado estadual pelo Democrata e pela terceira vez. O vereador Preto Magalhães, entendeu que dois representantes na política de Candeias é pouco e lançou-se também, candidato a deputado estadual pelo PR, para aumentar a representação familiar e como não poderia faltar a chefe do clã – Tonha Magalhães é candidata à reeleição para deputada federal, que segundo seus críticos, a representante candeiense na Câmara Federal, não saiu ainda da bancada do silêncio.

Os Maias

Maria Maia, prefeita de Candeias pela terceira vez, lançou seu filho, o bublicitário Diego Maia candidato a deputado estadual pelo PMDB. Diego presidiu o Diretório Municipal do PMDB jovem de Candeias e é presidente de honra do PMDB jovem do Diretório Municipal de Salvador, o lançamento da sua candidatura, foi positiva entre os eleitores jovens da cidade. Quanto à prefeita Maria Maia, na opinião da maioria da população fez gesto positivo. A prefeita pode e deve apoiar seu filho para um cargo político, já que ela é funcionária pública de carreira, passou por diversos setores do município e tem atrás de si, uma grande folha de bons serviços prestados na cidade, aliás, a sua procedência familiar, lhe credenciou fazer o melhor pela sua terra. Quem não se lembra do seu pai: seo Maia da energia, o responsável pela iluminação pública a motor, na época que energia elétrica era coisa para cidade grande e seo Maia, era o “cara” dos momentos difíceis de Candeias. E Diego pode ser o cara.

Jair Cardoso

O – ex-vereador, advogado historiador e professor Jair Cardoso, também teve seu nome aprovado pela convenção partidária do PDT para candidato a deputado estadual nas eleições de três de outubro, visando representar Candeias na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia. Cardoso, nas eleições passadas teve uma expressiva votação para deputado federal, ficou com uma terceira suplência. Teve seu nome bem pontuado para prefeito de Candeias nas eleições de 2008, entretanto, abdicou da sua candidatura para apoiar Maria Maia. Eleito ou não, deputado estadual, ele está de olho mesmo, é no Paço Municipal Conselheiro Luiz Viana Filho, pavimentando o caminho para as eleições de prefeito em 2012. Vontade e competência ele tem de sobra, falta-lhe apenas, consolidar votos junto ao eleitorado o suficiente, para enfrentar os Magalhães e a máquina de Maria Maia.

Loteba

O vice-prefeito de Candeias, Antônio Raimundo – Loteba do PT, que rompeu politicamente, com a prefeita Maria Maia, também registrou sua candidatura a deputado estadual. Fez sua carreira política no Sittican, tenta uma cadeira na Assembléia Legislativa pela segundo vez, faz parte do grupo político do deputado federal Nelson Pelegrino. Seu reduto eleitoral é junto aos piões petroquímicos e na indústria da construção civil, entretanto, espera ser beneficiado eleitoralmente, no embalo da campanha de Dilma Rusself e Jaques Wagnner. Está também de olhos voltados para as eleições municipais de 2012. Quer passar de vice para prefeito, mas para que isso aconteça, é preciso que o PT de Candeias abra as portas do partido para outros seguimentos, tal qual fez Lula e recentemente, Wagner.

Sargento Isidoro

O irreverente Sargento Isidoro, ex-deputado estadual e fundador da Fundação Dr. Jesus, que cuida de centenas de descamisados na localidade de Menino Jesus, trocou suas maneiras de pedir votos e vem pra cima. Além dos serviços sociais que faz com pessoas carentes, ganhou a simpatia e apoio da primeira dama do Estado. Recentemente, na inauguração de uma indústria química no Cia Norte, o governador Jaques Wagner pediu apoio aos empresários para as obras sociais de Isidoro. Pelo visto, ganha uma nova oportunidade de retornar à Assembléia legislativa como deputado estadual pelo PSB.

Rubens Filho

O sonho do empresário de transporte coletivo Rubens Testa é eleger-se para um cargo eletivo. Já tentou algumas vezes, ganhou apenas experiência. Consciente das dificuldades de encarar uma campanha eleitoral, mas por cima do medo, coragem. Registrou sua candidatura a deputado estadual pelo PCdoB e já está fazendo sua campanha de boco em boca, boa sorte Rubinho.

 

Publicado em 26/07/2010 ás 13:40

Leia Também
 

 
 
 
Empresa de Editorao de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Pass, n 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com