Domingo , 19 de Novembro de 2017
 
Coluna de Valci Barreto
 

AO GOVERNADOR RUI COSTA

Somos pessoas que andam, circulam, usam bicicletas como meio de transporte. Milhares de outras pessoas pretendem seguir a nossa prática.
Há muitos obstáculos para os pretendentes, notadamente relacionados à falta de cultura dos nossos governos em relação à mobilidade em bicicleta.
Parte das linhas de metrô já estão funcionando e, dentro do que uso que tenho feito, estão quase perfeitos.
O quase é por conta da falta da possibilidade do transporte de bicicletas nos metrôs.
Tivemos uma grande luta para a liberação dos elevadores Lacerda, Plano Inclinado, para o transporte de bicicleta. Foram muitas idas e vindas a órgãos da Prefeitura de Salvador para esbarrarmos nos labirintos da burocracia. Isto nas gestões municipais anteriores à atual.
Pois bem , o atual prefeito, sem alardes, sem burocracias , somente com alguns pedidos, verbais até , liberou a passagem de bicicleta pelos elevadores, o que significou um grande avanço para a cultura da bicicleta em Salvador.
O metrô, considerando toda a movimentação do mundo por um transporte não poluente, econômico, saudável, já deveria contemplar as bicicleta logo nas primeiras viagens. Infelizmente tal fato até o momento não aconteceu.
À medida que o tempo avança, sem a permissão do transporte de bicicletas nos metrôs, a população , já refratária a elas, será pega de surpresa com possível e injustificada rejeição.
Ao contrário, se a prática for utilizada já no início, com uma campanha do significado das bicicletas, mais pessoas serão encorajadas a usá-las , como a população em geral aceitá-la, de forma natural, inclusive nos carris dos metrôs.
Como usuário de metrô e de bicicleta, estou me dirigindo para pedir a V.Exa. o empenho na liberação do metrô para o transporte de bicicleta em seu interior, desejo que é de milhares de pessoas que já usam a bicicleta como meio de transporte.
Sabe V.Exa. a resposta positiva da população das realizações da Prefeitura Municipal de Salvador quanto à adesão de todo um sistema de estímulo a este meio de transporte. Não tenho dúvida de que se à ação da Prefeitura, for adicionada a adesão do Estado, a população reconhecerá, sem dúvida, o que estão fazendo, ou não , nossos governantes em favor das suas carências quanto aos transportes alternativos.
Espero que, da mesma forma que foram liberados , sem burocracias, os acesos de bicicleta pelos elevadores Lacerda, assim também seja procedido pelo Estado ,em relação ao metrô.

A observação, sem burocracia, diz respeito ao fato de que não vemos necessidade de ESTUDOS PROFUNDOS, TESES ACADEMICAS, AUDIENCIAS PUBLICAS , DISCURSOS, ENCONTROS , PALESTRAS, para um tema de competência do executivo estadual e ou municipal.
Dentro dos princípios de direito, uma decisão do Executivo, dos órgãos gestores do Metrô, e uma campanha educativa, nos moldes das que foram realizadas no Elevador Lacerda, pela Prefeitura, nada mais precisa ser exigido.
Assessores competentes, para atestar minhas palavras em relação à sua competência, como chefe do Executivo, é o que não falta no Governo de V.Exa.
Atenciosamente,
VALCI BARRETO,
CPF 131751225’5
Identidade oab 5916-Ba.

 

Publicado em 08/04/2016 ás 00:09

Leia Também
 

 
 
 
Empresa de Editorao de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Pass, n 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com