Terça , 16 de Janeiro de 2018
 
Coluna de Juliane Oliveira
 

Educao a Distncia: espao real ou irreal para a construo de saberes?

 

Outrora, pensar no ciberespaço como comunidade real de vínculos, compartilhamento de ideias e experiências, espaço para criar metodologias de ensino, parecia uma receita penosa em achar o ponto. O ponto desta fascinante receita requer do indivíduo – que se dispõe a engajar-se nos novos ambientes e métodos de aprendizado - desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades e competências para atingir uma assertiva qualidade no ensino a distância online: conscienciosidade, abertura a novas experiências, senso de pertencimento e autonomia – despertar da consciência.

Alguns cursos livres e de especializações têm provocado experiências à luz da educação a distância. A exemplo da Especialização em Produção de Mídias para Educação Online (UFBA), que têm despertado reflexões aos discentes, por meio das atividades dialogadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o MOODLE. Neste, fóruns, ebook´s, videoaula, roteiro de estudos, chat, interações entre alunos e tutores ocorrem de forma assíncrona e síncrona, com acolhimento, empatia, respeito e, principalmente com produtividade. Tão logo, para que estes feitos sejam bem-sucedidos, a mudança de hábitos – no que tange compreender a importância da dedicação, reserva de horas para estudos, execução do plano de ensino conforme planejado, apropriação do conhecimento/domínio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)  – fará o discente obter êxito nas atividades propostas.

A EaD é a grande virada de chave para repensar a tríade: sala de aula (espaço físico, enxergado como obrigatoriedade); professor (imagem do detentor do conhecimento, aprendizagem vertical); alunos (sem luz, buscando memorizar tabelas, regras, textos, cálculos, para passar na média). De fato, há muitos que se sentem/sentiam fora do eixo, fora dos padrões exigidos pela tradicional sala de aprendizagem. Estes, não se vêm evoluindo enquanto seres formadores de opinião e, consequentemente futuros profissionais diferenciados no mercado. É neste processo que o curso de especialização da UFBA se diferencia e acolhe os que buscam novos trajetos para os estudos.

Segundo LEMOS (2004) a educação na contemporaneidade movimenta-se em direção a outros espaços de aprendizagem para além das salas de aula tradicionais e, a relação com o saber, sofre mutação, deslocando-se para o ciberespaço regido sob o signo da interação. A grande questão na modalidade EaD é compreender e mensurar – para se ter qualidade e seletividade - que tipo de “saber” está sendo produzido – Morin já dizia em seu livro “Os 7 Saberes Necessários para a Educação do Futuro” -  nesta grande convergência midiática. O volume de conteúdo é imenso gerado nestas plataformas e, ao mesmo tempo, permite infinitas interações entre alunos/ tutores/ rede.

Entretanto, vale compreender que o mundo caminha para esta convergência, mas como assegurar que o “ciber” também permite criar vínculos saudáveis? Que não é tão somente bolha de bolhas? Segundo CASTELS (1999), a internet não está cortando os laços criado no espaço off-line, nem mesmo está propiciando o isolamento social, pelo contrário, está criando novas comunidades virtuais, pois uma não anula a outra. Já alguns críticos sociais, como Mark Slouka, alertam para a desumanização da relação impessoal, da capacidade de exercer empatia, de desenvolver as competências socioemocionais, que somente no corpo a corpo, é possível acontecer. Esta “desumanização” é tema central na série, Black Mirror, do serviço de Streaming Netflix, a qual expõe estes novos conceitos de interatividade social no meio virtual  (likes e status).

A Educação a Distância é uma nova forma de convivência política, social, cultural e afetiva. Esta comunidade online – o que não anula a comunidade off, contato físico – estabelece novos conceitos e amplia uma discussão de como as relações entre pessoas e espaços estão acontecendo. De fato, vivemos em um ritmo de vida frenético, numa comunicação mediada por computador e, todo e qualquer dispositivo tecnológico conectado à uma rede, para dialogar com o trabalho, família, amigos e/ou mesmo fazer novas interações com “desconhecidos”.



Publicado em 13/12/2017 ás 15:12

 
 
 
Empresa de Editorao de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Pass, n 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com