Domingo , 23 de Julho de 2017
 
Turismo
Publicada em 05 de Dezembro de 2016 ás 18:05:05

Festivais gastronômicos movimentam Itacaré e Praia do Forte

Foto: Gabriel Carvalho

 Os sabores da Bahia estão em destaque no mês de dezembro, em dois dos mais procurados destinos turísticos do estado. Tendo como cenário uma natureza exuberante, praias paradisíacas e patrimônio histórico-cultural, Itacaré e Praia do Forte realizam festivais gastronômicos para aguçar o paladar de turistas e moradores. Com uma culinária onde se sobressaem ingredientes regionais e movimentam a cadeia produtiva do turismo, os eventos têm apoio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e da Bahiatursa.


Até o dia 17 de dezembro, o município de Itacaré, localizado no litoral sul da Bahia, recebe a terceira edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré. Com o tema Gastronomia de Raiz, a novidade deste ano é a inclusão de produtos da agricultura familiar na elaboração dos pratos. Outra novidade é a Festa do Chef, com apresentação ao vivo de uma receita com tema do festival.

Com a participação de 42 estabelecimentos e oferta de 45 diferentes pratos, o público vai degustar iguarias com preços promocionais. O menu, especial, vai de frutos do mar a deliciosas bebidas. Os estabelecimentos participantes estão subdivididos em cinco categorias: prato principal, petisco, lanche, sobremesa e drink.

Segundo os organizadores, são esperadas mais de dez mil pessoas. Na última terça-feira (29), na Pousada Maria Farinha, dos 16 apartamentos, 11 já estavam reservados para o período de 1º a 3 de dezembro, de acordo com Durval Filho, do setor de reservas, ressaltando que, além, da gastronomia, os shows musicais atraem muita gente. No Ecoporan Hotel, a quinta-feira (1º) já contava com 50% de reservas de um total de 83 apartamentos. Também na última terça-feira, para o período de 8 e 9 de dezembro, já havia 60% de reservas, com expectativa de chegar a 100% nos próximos dias.

Tempero no Forte 

A charmosa vila de pescadores no Litoral Norte acolhe o XI Festival de Gastronomia, Arte e Cultura de Praia do Forte e Litoral Norte, até 11 de dezembro, com a presença de chefs de todo o Brasil. 

Uma apresentação artística com baianas da região abriu o evento na quinta-feira (1º), seguida de aula-show com a chef Tereza Paim, que abordou o tema A Mandioca, ingrediente tema do festival e que vai constar na elaboração dos pratos dos 31 restaurantes participantes. Além de Praia do Forte, participam estabelecimentos de Arembepe, Barra do Jacuípe e Porto de Sauípe.

De acordo com os organizadores, a expectativa é que circulem 20 mil pessoas durante os 11 dias do evento, entre visitantes, turistas e moradores da Praia do Forte. Com 20 apartamentos, a Pousada Ogum Marinho já está com 100% de ocupação para o período de 8 a 11 de dezembro. Já o Hotel Via dos Corais esgotou as reservas para os 50 apartamentos para o período de 2 a 4/12. Para o período de 9 a 11 deste mês, já tem 50% de reservas, mas com a expectativa de chegar aos 100% novamente.

Além da gastronomia, a programação contempla mercado de arte e artesanato, com produtos fabricados por artesãos do Litoral Norte e Salvador. Tem também exposição artística, onde artistas plásticos e fotógrafos criam obras exclusivas com o tema do festival, música instrumental, com a presença de Leo Gandelman, apresentação de grupos culturais, capoeira, blues, samba e música brasileira, com artistas da região. Na casa de farinha, é possível ver a produção de farinha e seus derivados.

Mais Notícias
Empresa de Editoração de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Passé, nº 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com