Sexta , 21 de Julho de 2017
 
Candeias
Publicada em 19 de Abril de 2017 ás 11:04:35

Candeias: Prefeitura promove seminário sobre Educação, Gênero e Luta

Foto Divulgação

 A Prefeitura de Candeias, através da secretaria de Educação, vai promover no dia 20, amanhã, a partir das 8h, no Centro de Formação de Professores de Candeias (CFP), na Rua 2 de Fevereiro, o I seminário: “Educação, Gênero e Luta: Estratégias educacionais de enfrentamento à violência contra a mulher”. A atividade objetiva discutir práticas pedagógicas de enfrentamento à violência contra a mulher, em especial, no âmbito escolar.

Além de palestras com os professores Jair Cardoso, atual secretário de Educação, Sílvia Palma e Glória Santos, diretora do Núcleo de Atendimento à Mulher – NAM –, de Amélia Almeida, coordenadora de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Políticas para Mulheres – SPM – debate com medicação de Sílvia Velloso, haverá recital poético da estudante candeense Manuela Mendes e oficinas com as professoras Cláudia e Cristina Trindade e Laina Crisóstomo, ambas da UNILAB.

A discussão sobre a temática em voga é, segundo o secretário de Educação Jair Cardoso, de extrema importância no contexto educacional, entendendo a escola como um ambiente de construção, debates e questionamentos e que, por conseguinte, necessita estreitar os vínculos com as questões político-sociais que emergem na contemporaneidade.

Ainda segundo o secretário, essa discussão atende a uma orientação do prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina, que considera de fundamental importância a educação municipal.

Vítimas dos resquícios de uma sociedade patriarcal, segundo a coordenação do seminário, muitas mulheres vivem em condição de desigualdade e subalternidade encontrando-se, ainda hoje, acometidas a diversos processos de violências (física, de gênero, psicológica, doméstica, matrimonial, moral, sexual, patrimonial e moral).

Embora tenham sido instituídas algumas políticas públicas de enfrentamento a essa problemática, a exemplo da criação, no Estado da Bahia, de uma Secretaria de Políticas para Mulheres, ações resultantes de lutas travadas ao longo da história por movimentos como o feminismo negro, muito ainda precisa ser feito. É com esse intuito que a secretaria de Educação de Candeias informa que o evento com a programação de palestras, oficinas e outras atividades é aberto a coordenadoras (es) escolares.

Folha do Reconcavo

Mais Notícias
Empresa de Editoração de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Passé, nº 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com