Segunda , 23 de Outubro de 2017
 
Municí­pios
Publicada em 03 de Outubro de 2017 ás 16:47:21

UPB orienta municípios a firmar convênio com Hospital Aristides Maltez

 A União dos Municípios da Bahia (UPB) está incentivando as prefeituras baianas a pactuar com a Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), mantenedora do Hospital Aristides Maltez (HAM). A entidade municipalista fez consulta ao Tribunal de Contas dos Municípios para orientar os gestores na assinatura do termo de cooperação e assistência, que deve ser aprovado pela câmara municipal e sancionado pelo prefeito nos termos de lei de subvenção social e/ou auxílio financeiro.

Inaugurado há 65 anos, o HAM foi o primeiro hospital do Brasil especializado no atendimento ao paciente com câncer. Atualmente, realiza 3 mil atendimentos diários e 900 cirurgias oncológicas por mês, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Grande parte dos pacientes atendidos são do interior do estado. Com a parceria, a Liga se compromete a: atender os pacientes suspeitos e portadores de câncer, encaminhados pelo município; dar suporte na analise de exames diagnósticos; disponibilizar Pensão de Apoio para pacientes do interior em tratamento, entre outros benefícios.


A ação da UPB foi motivada por uma reunião realizada em junho, entre o presidente da entidade e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, o Dr. Aristides Maltez Filho e a coordenadora da Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel. “Sabemos das dificuldades para se manter. É um hospital de referência, que atende a todos os municípios sem distinção, em casos muito difíceis de serem tratados. Nada mais justo do que estimular seu funcionamento”, defendeu Eures. 


Além da consulta ao Tribunal, a UPB oferece assessoria jurídica para orientar a pactuação do convênio, que deve ter o valor estipulado pela prefeitura, de acordo com a disponibilidade de cada município.

Sugestão de Pauta

Mais Notícias
Empresa de Editoração de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Passé, nº 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com