Domingo , 19 de Novembro de 2017
 
Política
Publicada em 10 de Novembro de 2017 ás 11:55:22

Valmir repudia ato de intolerância religiosa contra Yalorixá em Simões Filho

Foto: Divulgação

 A Yalorixá baiana Jaciara Ribeiro, do Axé Abassá de Ogum, foi alvo de intolerância religiosa durante ato de celebração do aniversário de 56 anos de emancipação política do município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador. No último dia 7 de novembro, Jaciara esteve na cidade para acompanhar a entrega de um título de cidadã para a senhora Maria Bernadete Pacífico, mãe do trabalhador quilombola ‘Binho’, assassinado em setembro deste ano, e representante das religiões de matriz africana. Durante as homenagens, Jaciara questionou a entrega de bíblias para os novos cidadãos simões-filhense e foi vaiada, constrangida e agredida.

 

Em repúdio ao ato, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) criticou a postura da Câmara de Vereadores, onde o caso aconteceu, e da prefeitura local, que não prezou pelo Estado Laico. “É lamentável como tratam os povos de matriz africana deste estado. Me surpreendi com a quantidade de textos intolerantes contra a intervenção de ‘Mãe Jaciara’ em Simões Filho essa semana. Sem falar que foi agredida por seguranças. Ela apenas questionou que a bíblia não seria o presente ideal em um momento como aquele. De fato, o Estado é laico e a entrega de bíblias foi configurada como uma tentativa de negar outras religiões. Defendemos a liberdade de expressão religiosa”, frisa Valmir.

 

O deputado defendeu Jaciara e cobrou apuração, já que intolerância religiosa viola os direitos humanos fundamentais, conforme artigo quinto da Constituição Federal. De acordo com a Yalorixá Jaciara, a situação foi “constrangedora” e expõe a intolerância, inclusive de vereadores, que “olhavam com raiva”. “Não deu tempo de terminar a fala, os cristãos começaram a vaiar e falar palavras de ódio. Tive que sair pelos fundos onde estava acontecendo o evento e, por diversas vezes, nesse trajeto fui empurrada com cotoveladas, proferidas pelos seguranças que lá estavam”, relata Jaciara.

Mais Notícias
Empresa de Editoração de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Passé, nº 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com