Sexta , 15 de Dezembro de 2017
 
Candeias
Publicada em 15 de Novembro de 2017 ás 21:34:48

Candeias: Secretários recebem Sindicato dos Trabalhadores Rurais e agricultores familiares

Foto Divulgação

Os produtores familiares são responsáveis pelo fornecimento de grande parte dos hortifrutigranjeiros para a merenda escolar nos distritos, povoados e sede

Os agricultores familiares e diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candeias foram recebidos na tarde de ontem (14) no gabinete do prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina, do PP, por um grupo de secretários do município para discutir avanços nas relações entre a Prefeitura e os produtores que abastecem mais de 12 mil 500 alunos da rede municipal de ensino no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Por orientação do prefeito, que conversou com o presidente Paulo Roberto e o vice-presidente, Oliveira Batista de jesus, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, antes da reunião e por causa de agenda em Salvador não participou do encontro de quase 1h30min, os secretários Jário Santos (Jarinho), de Governo, Ivan Palma, do Gabinete Civil, Camilo Pinto, de Finanças, Jair Cardoso, da Educação, e André Ferreira (Júnior CCA), de Emprego e Renda, além da diretora do Serviço Municipal de Merenda Escolar – Semae –, Railda Vilares, foi ratificada a intenção de ampliar em 2018 a participação da agricultura familiar na merenda fornecida para os 70 estabelecimentos de ensino de Candeias (entre escolas e anexos), onde estudam alunos do infantil ao 9° ano do ensino médio.

Durante a reunião, foram apresentadas reivindicações dos produtores do campo em Candeias como melhorar a estrutura, facilitar acesso a mais informações sobre os programas de alimentação escolar e agilização reduzindo o tempo entre entrega da produção e o pagamento das notas fiscais.

No caso da liberação das notas, ficou evidenciado que a expedição é um dos entraves que atrasam o pagamento no que os secretários ratificaram que iriam adotar as medidas no sentido de reduzir o espaço ao tempo em que pediram apoio da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores, que pode fazer esse papel, evitando que os agricultores se desloquem até Camaçari.

Foi reconhecido que houve um grande avanço, este ano, na compra da produção familiar em Candeias praticamente dobrando em relação ao primeiro ano.

Os secretários, atendendo recomendação do prefeito Dr. Pitagoras, se colocaram à disposição para colaborar no apoio e aprimoramento das atividades dos agricultores familiares com orientação técnica. Esses produtores geram renda, emprego e ajudam na alimentação dos estudantes candeenses.

No ano de 2016, a Prefeitura de Candeias, por meio Secretaria de Educação, adquiriu R$ 263 mil da produção agrícola familiar em terras candeenses, e este ano a previsão é de R$ 477 mil, um acréscimo superior a 82%.

Folha do Reconcavo

Mais Notícias
Empresa de Editoração de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Passé, nº 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com