Quarta , 21 de Fevereiro de 2018
 
Candeias
Publicada em 24 de Dezembro de 2017 ás 08:33:20

Candeias: Atividades artístico-culturais movimentam o mês de dezembro

Foto Divulgação

No domingo, dia 10, o Bairro do Malembá viveu a alegria e diversão do Bloco Malê, com a festa na 14ª edição. O bloco, organizado por Ruben do Malê, traz no contexto a rememoração e homenagem ao povo afro-brasileiro, os costumes, crenças e tradições, representados por candeenses do Malembá, bairro que expressa histórias, cultura e aspectos sociais marcantes da cidade de Candeias. A Festa, que teve apoio da Prefeitura de Candeias, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo, contou com o apoio da BahiaTursa e organização do Bloco Malê. Durante o evento, artistas animaram a festa, a exemplo das Bandas: Quarteto Refinado, Raça Pura, A Patroa, além da participação especial da Banda Chalize durante o Show de A Patroa.

Graffiti colore espaços no Município

Na segunda, dia 11, alunos do Curso de Graffiti, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, participaram do Projeto Graffitaê, da Secretaria Estadual de Educação, realizado no Colégio Estadual Polivalente.

Na ocasião, o Facilitar e Graffiteiro, Fábio Barata, utilizou das técnicas trabalhadas com os cursistas, em sala de aula e nas vivências das aulas práticas, e desenvolveu um excelente trabalho, onde todos puderam expressar a cultura e a arte nos muros do Colégio escolhido.

Segundo Fábio Barata, existe toda uma formação por trás da prática, de instrumentalizar os alunos e fazer com que os mesmos consigam colocar nos espaços urbanos e outros tudo que desejam expressar por meio da arte, principalmente fatos que retratam o cotidiano, relacionados a política, ao meio ambiente, a economia, a cultura e outros tantos aspectos que a sociedade discute no dia a dia. Ainda, enfatizou a importância desses encontros, principalmente nos espaços das escolas, para que haja uma harmonia, parceria e trabalho mútuo entre os jovens do Município.

Coral e Ballet da Secult emocionam os candeenses

O espírito de renovação, de fé, de alegria, de esperança, e, sobretudo, de um mundo melhor, para o ano de 2018, se tornou ainda mais forte para os cidadãos candeenses, após prestigiar apresentações dos grupos de Coral e de Ballet, que se apresentaram nos dias 19 e 20 na Praça Doutor Gualberto Dantas Fontes.

Os participantes, dentre eles, crianças, jovens, adultos e idosos, totalizando 82 pessoas do Ballet e em média 140 pessoas do Coral, que vêm fazendo aulas no Mercado Cultural, promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - Secult, tiveram a oportunidade de apresentar para toda cidade, a mostra final de todo aprendizado adquirido no decorrer do ano. E como símbolo das festas natalinas, buscaram realizar um espetáculo cheio de luz e magia, para esse momento tão especial e importante, que é o Natal.

Os facilitadores do Canto e do Ballet, Neide Santos e Adauto Reis, respectivamente, ficaram muito honrados e entusiasmados de poder dar forma, cor, movimento e voz a essa grande iniciativa e de proporcionar aos alunos, de todas as faixas-etárias, vivenciarem uma experiência tão exitosa e encantadora como essa, de poder subir ao palco de sua cidade, se apresentar para uma multidão, e serem aplaudidos de pé.

Folha do Reconcavo

Mais Notícias
Empresa de Editoração de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Passé, nº 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com