Quarta , 21 de Fevereiro de 2018
 
Candeias
Publicada em 22 de Janeiro de 2018 ás 15:46:04

Santuário celebra Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias

Pastoral da Comunicação

 “Virgem Santa das Candeias, virgem santa milagrosa, nossa fé e nossa crença é sempre em vós fervorosa”. Essa é uma parte do hino em homenagem a Nossa Senhora das Candeias que será ouvida nas celebrações do novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias. Durante os dias 24 de janeiro a 03 de fevereiro, são esperadas cerca de 7 mil pessoas por noite, a partir das 19h30,  na Praça que leva o seu nome para louvar, agradecer por graças alcançadas e renovar promessas. Este ano, o tema da festa será “Dá- nos a tua luz”. A abertura acontece às 5h, com alvorada de fogos, hasteamento da bandeira e oração do Ofício de Nossa Senhora, no Santuário de Nossa Senhora das Candeias.

“Com esse tema queremos refletir, sobretudo, trazendo como cenário, a atual conjuntura que vivemos no Brasil, onde tantas situações, onde tantas coisas que estão acontecendo em nossa volta dão a impressão de que nós estamos meio que inseridos em um mundo obscuro, onde as coisas parecem que não tem mais jeito, onde há uma crise nas instituições, onde há falta credibilidade, onde há falta de confiança em tantas coisas. Queremos pedir a intercessão de Nossa Senhora das Candeias que em nossos corações possam ser iluminados pela luz de Jesus”, ressalta o pároco e reitor do Santuário, frei Jorge Luiz Soares OFMConv.

No dia 2 de fevereiro, acontece a Missa Solene em honra a Nossa Senhora das Candeias, Padroeira do município, que tem sua data comemorativa neste dia. A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini, às 19h30.

 

Equipes de trabalho

De acordo com a comissão, 1.270 pessoas divididas em 16 equipes irão auxiliar a Paróquia nos dias do Novenário. As atividades iniciaram em 2017, com a escolha dos coordenadores das equipes que atuam nos festejos. As equipes se dividem em Apoio, Recepção, Liturgia, Trânsito, Comunidade, Romeiros, Procissão, Divulgação, Decoração, Intercessão, Noiteiros, Eventos, Música, Vendas e Lanchonete 1, 2 e 3.

 

Procissão

Ápice dos festejos à Nossa Senhora das Candeias, a procissão será realizada no dia 3 de fevereiro, a partir das 17h, e encerrará com chave de ouro o maior momento fé e luz da comunidade cristã. Mais de 11 mil fieis percorrerão as principais ruas do município em ato de fé e amor pela Virgem das Candeias.

 

Calendário Oficial da Bahia 

 

No mês de novembro, a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou o Projeto de Lei 22.336/2017 que inclui as festividades de Nossa Senhora das Candeias no calendário oficial das festas populares do estado. Com a aprovação, os festejos conta com apoio da BahiaTursa. O PL, de autoria do deputado estadual Bira Coroa (PT), foi sancionado pelo governador Rui Costa em 28 de novembro do ano passado.

 

Santuário

Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção a Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014 e reconhecido pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres.

 

Mais Notícias
Empresa de Editoração de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Passé, nº 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com