Quarta , 21 de Fevereiro de 2018
 
Denúncia
Publicada em 17 de Outubro de 2011 ás 21:23:55

Comissão de Ética decide hoje se analisa denúncias contra ministro

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República deverá decidir nesta segunda-feira se abre ou não procedimento preliminar para analisar as denúncias de suposto envolvimento do ministro do Esporte, Orlando Silva, em um esquema de corrupção para a liberação de recursos públicos para organizações não-governamentais (ONGs).

De acordo com o presidente do colegiado, Sepúlveda Pertence, "acusações de suborno são sempre graves", mas os conselheiros do órgão de assessoramento da presidente Dilma Rousseff ainda precisarão analisar os fundamentos e a ponderar o peso das acusações feitas pelo ex-militante do PCdoB João Dias Ferreira.

"Talvez as coisas estejam um pouco verdes. As acusações são graves. Uma acusação de suborno é sempre grave, mas depende de quem a sustenta", disse Pertence ao comentar as suspeitas envolvendo o ministro. "Há uma acusação de um cidadão. Se a Comissão de Ética Pública vai abrir procedimento preliminar isso vai ser discutido na segunda parte (da reunião que é realizada no Palácio do Planalto)", explicou o presidente.

Como órgão de consulta da presidente Dilma, a Comissão de Ética Pública não tem poderes de punição, mas pode sugerir à chefe do Poder Executivo desde uma advertência até a exoneração do agente público envolvido em denúncias de desvios éticos.

Mais cedo, os partidos oposicionistas PSDB e PPS defenderam que a Procuradoria Geral da República investigue o suposto esquema, que envolve irregularidades em convênios entre o Ministério do Esporte e a ONG Pra Frente Brasil. Para as legendas de oposição, o ministro Orlando Silva, apontado pelo policial militar e ex-militante do PCdoB João Dias Ferreira como um dos beneficiados do desvio, deve se afastar do cargo no governo federal e prestar esclarecimentos "convincentes".

O próprio PSDB informou que iria pedir à Comissão de Ética que analisasse o caso do ministro.

Laryssa Borges Direto de Brasília

Mais Notícias
Empresa de Editoração de Jornais e Revistas Ltda-Me Todos os Direitos Reservados.
Rua do Passé, nº 114, Andar 1, Centro- CEP: 43.805-090
Candeias - BA
Fone: 71- 3601-9220 / 71- 98633-1278 /
Email: folhareconcavo@gmail.com